Como Transcrever os áudios do WhatsApp

Aprenda agora como Transcrever os Áudios do WhatsApp em texto! O WhatsApp é o aplicativo de trocas de mensagens mais usado no Brasil. Mas deixa muito a desejar no que diz respeito a algumas funcionalidades por exemplo existentes no Telegram, seu maior concorrente, e uma delas é a de transcrever áudios! Mas você sabia que também é possível fazer isso no WhatsApp?

E é sobre isso que vamos tratar hoje, transcrição de áudios do WhatsApp! Por que transcrever, como, é pago ou grátis…

Por que transcrever Áudios do WhatsApp?

Transcrever áudio em texto por mais que para muitos possa parecer algo muito trivial, pode acabar sendo necessário em algum momento. Mas principalmente, é uma função que garante uma maior acessibilidade, principalmente para pessoas com dificuldades auditivas.

Mas também pode ser muito útil em situações em que você não pode ouvir um áudio. Por exemplo, enquanto estiver em uma reunião, sala de aula, trabalho, etc. Você já pediu e a pessoa continua enviando áudios, basta apenas transcrever eles.

Quando seu smartphone está com defeito nos autofalantes, quando o áudio está muito ruim ou baixo… Enfim, por mais que transcrever áudio possa parecer algo “inútil”, acaba que tem pode ser útil em várias situações e momentos.

Leia também: Aprenda a Colocar Música no Status do WhatsApp

Como transcrever os Áudios

Assim como foi dito na introdução, o WhatsApp não conta com a função para transcrição dos áudios em texto de maneira nativa, o que existe no Telegram, por meio dos “bots”. Mas se torna possível de fazer a transcrição dos áudios do WhatsApp, por meio de um aplicativo gratuito disponível na Play Store.

Veja abaixo o passo a passo para como baixar e instalar o aplicativo, e como fazer para transcrever os áudios, recebidos e enviados no WhatsApp!

Passo 1. acesse a Play Store, clique na caixa de pesquisa e digite por “Transcriber for WhatsApp“. Localizado o aplicativo, clique em “instalar”. Caso preferir irei deixar o link para o aplicativo no botão abaixo. Existem “copias” do aplicativo, com nomes parecidos, mas o que melhor vai lhe atender é o Transcriber for WhatsApp!

Passo 2. com o app instalado, abra ele pela primeira vez e um pequeno tutorial será mostrado de como fazer a transcrição dos áudios. Ela é bem simples! Primeiro: localize o áudio que deseja transcrever. Segundo: toque encima do áudio e segure, com ele selecionado, clique em compartilhar. Terceiro: selecione “Transcriber”.

Como transcrever áudios do WhatsApp
Como transcrever áudios do WhatsApp – Imagem: Play Store

Passo 3. com o áudio “compartilhado” com o App, aguarde alguns instantes até que a conexão com o App seja feita, se exigir permissão dê, somente assim o aplicativo ira funcionar! Após a conexão ser feita, 2 opções irão aparecer: Transcrever, e Reproduzir mensagem de voz em modo anônimo (sem confirmar que o áudio foi reproduzido).

Passo 4. Selecione “transcrever”, e clique em “ok”. Um breve anuncio de 5 segundos vai aparecer, feche ele e pronto! Seu áudio do WhatsApp foi transcrevido. Abaixo do texto, você verá opções para copiar o texto, traduzir ou compartilhar.

Observações:

O aplicativo não consegue “adivinhar” o que foi dito em um áudio. Ou seja, áudios muito confusos, com muitos ruídos, etc., não vão ser bem transcritos. Desde que o áudio esteja “limpo” não vai encontrar problemas na transcrição.

Alguns usuários afirmam que o app não transcreve com muita precisão os áudios do WhatsApp. Mas mesmo que seja esse o caso, ele vai te dar uma boa noção a respeito do que se trata o áudio, muitas vezes apenas tirando uma ou outra frase de ordem.

A única maneira de se livrar desse pequeno anuncio de 5 segundos é pegando pelo aplicativo, não é possível burlar por meio de métodos como por exemplo desativar a internet. Tirando isso o App é 100% grátis, não é necessário pagar para usar ele, apenas caso quiser parar de ver anúncios. O que convenhamos vai incomodar apenas pessoas que vão precisar usar muito e frequente. Para usos vezes ou outra, não vai atrapalhar.

Enfim, sabia dessa? Veja também outros guias para maximizar o seu uso do WhatsApp:

Matheus Henrique

Estudante de Sistemas de Informação, um amante de games, animes e tecnologia no geral, em resumo um curioso. Além de escritor para o Poucas Ideias, escrevo também para alguns outros sites, que pertencem ao Grupo SED.

Deixe uma resposta

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo