Passaporte da Vacina: Como fazer o Documento Obrigatório

Muitas pessoas estão ansiosas para poder voltar para o mais próximo o possível de suas vidas de antes da pandemia. E para que isso possa começar a acontecer, é preciso fazer o Passaporte da Vacina.

O novo documento obrigatório para frequentar bares, restaurantes, academias e eventos. No dia 1 de setembro de 2021 a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo lançou o aplicativo e-saudeSp, ou seja, o Passaporte da Vacina.

Com ele você terá o direito de frequentar bares, shows, feiras, eventos, e lugares onde estiverem mais de 500 pessoas aglomeradas. O que parecia ser um sonho distante finalmente está se tornando uma realidade. Ter novamente a chance de seguir a vida de forma normal.

E se você está procurando informações sobre como adquirir o passaporte, ou tem alguma dúvida sobre o documento, você está no lugar certo. Vamos explicar tudo sobre essa novidade, para que você, não seja pego de surpresa, e esteja preparado.

A criação do passaporte da vacina é bem mais que uma boa notícia, pois não se trata apenas da volta do lazer e diversão, ou de podermos nos libertar do confinamento.

Mas significa a geração de empregos, recuperação da economia, e a volta do turismo. Coisas de suma importância para o nosso país, e principalmente para a nossa saúde, bem estar e qualidade de vida.

As vantagens do passaporte da vacina

Devido a pandemia nós tivemos que aprender a viver de uma forma diferente. Ficamos limitados a uma tela de celular, tivemos que aprender a fazer, das coisas simples do dia a dia, até o nosso trabalho, de casa.

Nossos hobbies passaram a ser apps para assistir filmes e jogos. Nos dedicamos a edição de fotos e vídeos, na aprendizagem de outras línguas, instrumentos, e cursos de nosso interesse. Foi um tempo onde tivemos a oportunidade de nos descobrirmos.

Mas agora chegou a hora de colocar em prática tudo que foi aprendido nesse tempo.

Então se você está com saudade de ir ao estádio ver os seu time do coração, ir no show da sua banda preferida, ou assistir um filme no cinema, vai voltar a se possível, graças ao passaporte da vacina.

Como fazer o passaporte de vacina de São Paulo

Primeiramente você precisa estar vacinado com qualquer uma das vacinas que estão sendo oferecidas pelo sistema único de saúde (SUS). Que são: AstraZeneca, CoronaVac, Janssen e Pfizer. Quando você estiver vacinado contra o Covid-19, já pode estar adquirindo o seu passaporte de vacina.

Mesmo que seja apenas a primeira dose você já poderá fazer o seu cadastro no app. Pra você que mora no Estado de São Paulo precisará baixar o app E-saudeSP na sua loja de aplicativos. O app está disponível tanto para IOS quanto para Android.

Passaporte de Vacina SP Veja como fazer
Imagem Ilustrativa

Após baixar o app é preciso apenas realizar o seu cadastro, como seu nome completo, CPF, e a sua data de nascimento. Deverá cadastrar um e-mail válido para fazer a confirmação, o seu telefone com DDD, e também criar uma senha forte.

Com o cadastro realizado é só realizar o seu primeiro login. E depois você terá acesso ao seu passaporte da vacina que está localizado no canto inferior direito em um ícone lanranjado.

E dessa forma com aplicativo em mãos você vai comprovar que está imunizado contra o coronoavírus. No app vai aparecer as doses que você já tomou, e comprovar que você tomou a segunda dose indicada. Caso você tenha tomado a de dose única, também aparecerá no app.

Você terá um documento válido na palma das suas mãos, então quando você sair e precisar apresentar o seu passaporte basta apenas entrar no app e mostrar o QR code que é gerado automaticamente.

Apresente o QR code que será o seu atestado de vacina, e você terá permissão para entrar.

Como fazer o passaporte pelo conecte SUS

Agora se você vai fazer uma viagem internacional também precisará de um passaporte de vacina que é feito através do site ou do app Conecte SUS.

E é super fácil de utilizar basta apenas procurar pelo app na loja de aplicativos do seu celular e baixar. Está disponível tanto para Android quanto para IOS. Esse app funciona em todo território nacional, e também serve para ser apresentado em aeroportos, estações de trem e rodoviárias.

Conecte SUS aprenda a emitir o certificado de vacina
Imagem Ilustrativa

Após instalar o app no seu celular, você deve fazer o cadastro com o seu CPF, e uma senha. Caso você já tenha se cadastrado em outro app do Governo Federal( como por exemplo: CNH Digital, CTPS Digital), precisará apenas realizar o login com a senha que já foi criada anteriormente.

Feito o login você vai clicar em “vacinas” e ali já vai aparecer as doses que você já tomou, o fabricante e a data da vacina. E para emitir a sua certidão basta clicar em “Carteira de Vacinação Digital”.

E pronto estará disponível pra você um documento com todas as informações sobre a sua vacina e com um QR code válido em todo território nacional.

Se você precisar desse documento em outras línguas o app disponibiliza ele em outros dois idiomas, inglês e espanhol. Portanto para gerar ele em algum desses idiomas, basta ir em vacinas e ao invés de clicar direto na carteira de vacinação digital, você vai clicar em cima das informações sobre a vacina.

Depois é só escolher o idioma e assim você tem acesso ao seu passaporte de vacina em inglês ou espanhol.

E como fica o uso das mascarás?

É muito importante ressaltar aqui o uso da mascará ainda é obrigatório. Não importa se você já tenha tomada as duas doses da vacina ou a dose única.

Uso de máscara continua obrigatório
Imagem Ilustrativa

Isso não dispensa a o uso da mascará. Pois infelizmente o nosso país ainda se encontra em estado crítico na luta contra a Covid-19.

Sendo assim tenha consciência e responsabilidade, ao sair leve a sua mascará junto com o seu passaporte de vacina. Pois a ausência da mascará fará com que você seja impedido de entrar no evento, mesmo que você tenha comprado o ingresso antecipadamente, ou esteja com o seu passaporte em mão.

Então não vacile e esteja 100% preparado para curtir o momento, recuperar o tempo perdido, e aproveitar bastante!!

Veja também:

Matheus Henrique

Estudante de Sistemas de Informação, um amante de games, animes e tecnologia no geral, em resumo um curioso. Além de escritor para o Poucas Ideias, escrevo também para alguns outros sites, que pertencem ao Grupo SED.

Deixe uma resposta

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo