Esclerose Múltipla: Saiba mais da doença de Guta Stresser

A Esclerose Múltipla (EM) atinge milhares de pessoas anualmente, mas não se trata de algo transmissível entre pessoas. As condições podem variar conforme genética ou o ambiente que se encontra, a doença age diretamente no sistema imunológico, onde lá começa a agredir toda a bainha de mielina (uma capa que envolve os axônios) cujo recobre a parte dos neurônios e acabar comprometendo toda a função do sistema nervoso.

Não é algo que exista cura, pois se trata de uma doença crônica, que com remédios é possível retardar os efeitos da Esclerose Múltipla. Com isso, em mente, grande parte das pessoas acabam descobrindo a doença tardia, pois não se atentam aos sinais que vão surgindo na vida de quem possuí EM. Além disso, saiba que a Abem (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla) define a doença como uma, “doença neurológica, crônica e autoimune”. Ou seja, é quando as células de defesa do próprio organismo começam a atacar o próprio sistema nervoso central, o que provoca sérias lesões cerebrais e medulares.

Podemos usar o caso da atriz Guta Stresser, bastante conhecida por seu papel ao interpretar a personagem Bebel, na “A Grande Família”. A mesma que possui uma vida agitada, e a vida em torno dos holofotes que A Grande Família proporcionou, acabou comentando sobre quando recebeu seu diagnóstico de esclerose múltipla.

Veja mais o caso de Guta Stresser com Esclerose Múltipla.

Guta stresser revela diagnostico com esclerose múltipla
Imagem/Reprodução: Guta Stresser.

Em uma entrevista para a revista Veja, a atriz Guta Stresser com 49 anos, acabou revelando sua reação quando foi diagnosticada com esclerose múltipla, “aterrorizante” diz a atriz. “Perdi o chão na mesma hora. Nem sabia direito o que era aquilo, só que afetava o cérebro, e isso me soou aterrorizante”, disse Guta em entrevista.

Em relação com os sintomas, a atriz também veio a relevar que notou alguns empecilhos, como a perda de memória, o que incluí até mesmo palavras simples. “Perecia tudo normal até que, durante os ensaios (época estava na Dança dos Famosos) e eu passava a coreografia, e quando terminava, não lembrava de mais nada, nada mesmo. Não entendia o motivo, sempre tive facilidade para essas coisas”, comentou Guta em entrevista.

“Quando meu quadro foi se agravando. Comecei a esquecer palavras bem básicas, como copo e cadeira. Se ficava duas horas parada assistindo a um filme na TV, logo sentia dores musculares”, Completou Guta. Além disso, um fato curioso é que a atriz Guta Stresser só foi diagnosticada após buscar um pronto atendimento médico, pois havia caído em sua sala.

Quanto antes o diagnóstico, melhor o combate contra a EM.

O que reforça que o quanto antes for feito os diagnósticos, maior é as chances de um controle sobre a doença, apesar de não possuir cura e ser uma doença crônica, é possível evitar que a deterioração piore. Entretanto, a manifestação do inicio de uma esclerose múltipla, pode se ver como um mosaico de sinais e sintomas, o que torna difícil identifica-la a primeiro momento, necessitando de um acompanhamento médico mais severo.

Mas, o que pode ser algo benéfico na busca do tratamento e ajuda, é que a doença possui um avanço lento, e os sinais podem ser leves e esporádicos, o que ocorre risco de confundir com outras doenças. Para se ter uma noção, a especialista em clinica médica e preceptora do curso de medicina da universidade Positivo do Paraná falam, “A autopercepção é difícil”.

Ela também relata que nem sempre o paciente é diagnosticado na primeira consulta, e que cabe ao médico generalista conhecer o conjunto de sinais e os sintomas da doença. Um médico geral é o primeiro profissional que atende esses tipos de queixas.

“O que é preciso ter em mente, é que ao observar os sintomas que aparecem de repente, especialmente aqueles relacionados a perda de visão, ou déficit motor de um dos grupos musculares (perde de força como braços e pernas) tem de pensar se trata de uma emergência. Buscar ajuda médica deve ser a decisão imediata”, recomenda a médica.

Saiba que o primeiro atendimento deve ser feito em m pronto-socorro, entretanto, o paciente deve ser encaminhado devidamente a um neurologista.

Reconhecendo alguns sintomas

Como dito, a esclerose múltipla mostra sinais naqueles que a possuem, podendo varias os sintomas, sendo até percebido como um déficit neurológico súbito. Isso por vez faz com que alguns confundam os sintomas de AVC (acidente vascular cerebral), exemplo, a perda de movimento de um dos lados do corpo. E mais, os sintomas podem aparecer e desaparecer, e até mesmo piorar depois.

Apesar de tudo isso, existem alguns sintomas que são mais comuns naqueles que a possuem, como a perda de visão em um dos olhos, ou mesmo uma dor local forte, o prejuízo e dificuldade nos movimentos com formigamentos e perda de sensibilidade. Mas, ainda existem outras funções corporais que também podem ser afetadas. Observe os seguintes sinais abaixo:

  • Perda de visão (pode ocorrer em um olho) ou visão dupla;
  • Tontura e perda de equilíbrio;
  • Mudança de fala;
  • Dificuldade ao engolir;
  • Fraqueza;
  • Cansaço;
  • Tremores;
  • Perda da sensibilidade;
  • Formigamentos;
  • A perda de Tato;
  • Incontinência;
  • Urgência urinária;
  • Dificuldade de concentração;
  • Perda das funções executivas;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Refluxo;
  • Diarreia.

Outros famosos diagnosticados com Esclerose Múltipla

Por ser uma doença grave, ela atinge milhares de pessoas em toda parte do mundo, até mesmo aqueles que detém o título da fama, com condições de pagar um bom médico. Ou seja, com isso em mente, veja outros famosos que acabaram sendo diagnosticados com EM assim como Guta Stresser.

Claudia Rodrigues

Claudia rodrigues jovem e agora
Foto/Reprodução: Claudia Rodrigues.

Claudia Rodrigues fez vários papéis na TV, assim como na série “A Diarista”, onde interpretou Marinete, a protagonista do longa. Além disso, Claudia também já participou de programas humorísticos de sucesso na rede Globo, bem como: “Caça Talentos”, “Zotta Total”, “sai de Baixo”, “Escolinha do Professor Raimundo” entre outros. A atriz recebeu seu diagnostico em 2000 e já foi internada várias vezes para realização de tratamento.

Ana Beatriz Nogueira

Ana beatriz nogueira
Foto: Instagram/@anabeatriznogueira_oficial

Outra atriz brasileira a sofrer com esclerose múltipla, Ana Beatriz Nogueira, conhecida por realizar diversas novelas na Globo. Fez grandes participações em “O rei do gado”, “Malhação: Vidas Brasileiras” e “Caminho das Índias”. E seu último trabalho é o “Um lugar ao Sol”. A mesma também relevou em 2018 que havia recebido seu diagnóstico em 2009.

Jack Osbourne

Jackosbourne diagnosticado com esclerose múltipla
Foto: Reprodução/Instagram/jackosbourne

Jack é filho da lenda do metal, o famoso Ozzy Osbourne. Jack recebeu seu diagnostico em 2012, e isso com apenas três semanas após o nascimento da sua filha. O mesmo já chegou a realizar uma declaração pública sobre a EM, mas que só o fez por se sentir pressionado. “EM é muito comum e muito mais comum do que as pessoas pensam”, disse o apresentador.

“Muitas pessoas que são mais jovens estão nervosas de deixarem os outros saberem por causa do estigma que a acompanha.”, completou.

Leia Também:

Thalisson Gabriel

Estudante de Analise e desenvolvimento de sistema. Gosto de tecnologia e afins, e também gosto de coisas relacionadas ao mundo geek. Escrevo para o Poucas ideias, e também para outros sites, que pertencem ao Grupo SED.

Deixe uma resposta

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo